12 de jan. de 2007

#1

Uma das coisas que mais eu gosto de fazer é observar a vida ao meu redor. Por isso este blog será dedicado aos meus esboços ao vivo. Quer seja um objeto simples ou algo mais complicado com um corpo humano. A ênfase pode ser captar a forma correta ou apenas o movimento. Não importa, o importante é fazer isso diariamente.
Para abrir o blog Observando ao Redor, o primeiro esboço ao vivo do ano. Voltado a estudar a luz direta do sol entrando pela janela de minha sala de estar.
Peras e Maça
30 X 42
Papel beige e lápis Mars Lumograph da Staedtler 6b, 7b, 8b


No dia 8 (segunda-feira) trouxe algumas frutas do mercado. Estava louca pra estudar os efeitos da luz direta do sol. Escolhi uma pera verde madura, que já tinha uma coloração amarela pálida; uma verde e uma maça do tipo argentina bem vermelhinha, com o tom bem purpura na maior parte dela. O meu objetivo era ter uma variação de valores tonais. A primeira pera sendo a meu valor mais alto depois e a maça o mais baixo. A mesa foi coberta com um tecido bem clarinho tb. Não me preocupei com a composição. Simplesmente utilizei o paper de forma livre em termos de espaço. Deixei para decidir mais tarde o enquadramento.

A luz e as sombras projetadas

Quanto mais intensa a luz sobre o objeto mais escura a sombra projetada e sua deliniação mais acentuada. A bordas das sombras são bem marcantes. O contraste entre luz e sombra é intensa. Porém apesar do belo efeito, a luz direta do sol não é uma luz instavel. Move-se rapidamente. Forçando registrar as informações com rapidez.

Na realidade no primeiro dia eu só montei as frutas e as delinei no papel considerando o espaço em que elas iriam ocupar as as formas. No segundo dia, tive apenas uma meia hora para registrar mais informações sobre os valores tonais de cada fruta. No dia 10, o terceiro dia, pude então aguardar mais ou menos o mesmo periodo em que a luz atingiu a natureza morta deixando as sombras projetadas aonde eu gostaria para reiniciar o desenho. O resultado final é este acima.

Amanhã postaria os esboços de hoje.

Nenhum comentário: